Kritik der Prohibition: Unterschied zwischen den Versionen

24.050 Bytes hinzugefügt ,  22:46, 27. Okt. 2015
 
(30 dazwischenliegende Versionen desselben Benutzers werden nicht angezeigt)
Zeile 1: Zeile 1:
Eine '''Kritik der Prohibition''' kann sich auf zweckrationale und/oder auf wertrationale Argumente stützen.
Eine '''Kritik der Prohibition''' kann sich auf zweckrationale und/oder auf wertrationale Argumente stützen.


== Zweckrationalität der Prohibition ==
== Zweckrationalität ==
Der Zweck der Prohibition besteht in der Verbannung bestimmter Drogen aus der Gesellschaft. Sie sollen schlichtweg nicht vorhanden sein, damit sie ihre gefährlichen Wirkungen nicht entfalten können.
Der Zweck der Prohibition besteht in der Verbannung bestimmter Drogen aus der Gesellschaft. Sie sollen schlichtweg nicht vorhanden sein, damit sie ihre gefährlichen Wirkungen nicht entfalten können.


Dieses Projekt ist gescheitert. Die Prohibition ist nicht das richtige Mittel zur Erreichung dieses Zwecks.
Dieses Projekt ist gescheitert. Die Prohibition ist nicht das richtige Mittel zur Erreichung dieses Zwecks.


=== Prohibition als ungeeignetes Mittel ===
=== Eignung ===
==== Beispiel Alkoholverbot in den USA (1920-1932) ====
==== Alkoholverbot in den USA (1920-1932) ====




Zeile 38: Zeile 38:
Diese Gründe sind heute auch wieder aktuell.
Diese Gründe sind heute auch wieder aktuell.


==== Der War on Drugs ====
==== War on Drugs ====
*Investitionen: Der Kampf ist teuer. Pro Jahr werden in Deutschland 4 Milliarden Dollar ausgegeben.
*Investitionen: Weltweit flossen Billionen in den War on Drugs. Eine Billion allein in den USA für die letzten 40 Jahre. (Nach 100 Mio. USA im Jahre 1971 Aufstockung auf bis zu 15 Mia. USD allein für die USA im Jahre 2013.)


In den USA wurden 1971 noch 100 Millionen USD für den Kampf gegen die Drogen ausgegeben. 2013 waren es 15 Milliarden.
*Resultat: Weltweit gibt es nach wie vor 200 000 000 Konsumenten; Tendenz steigend. Weltweiter Konsum (geschätzt) für 2010: 40 000 t Marihuana, 800 t Kokain, 500 t Heroin.


Gesamtausgaben der USA für 40 Jahre War on Drugs: eine Billion USD
Trotz erhöhter Sicherstellungsmengen weltweit und insbesondere auch in den USA hat die Prohibition sich dort als unwirksam erwiesen. Drogen sind leichter verfügbar, preiswerter und wirkstoffhaltiger als früher:


*Ertrag: Es gibt nach wie vor 200 000 000 Konsumenten. Im Jahre 2010 wurden geschaetzt konsumiert 40 000 t Marihuana, 800 t Kokain, 500 t Heroin.
:"In the USA, the average inflation-adjusted and purity-adjusted prices of heroin, cocaine and cannabis decreased by 81%, 80% and 86%, respectively, between 1990 and 2007, whereas average purity increased by 60%, 11% and 161%, respectively. Similar trends were observed in Europe, where during the same period the average inflation-adjusted price of opiates and cocaine decreased by 74% and 51%, respectively. In Australia, the average inflation-adjusted price of cocaine decreased 14%, while the inflation-adjusted price of heroin and cannabis both decreased 49% between 2000 and 2010. During this time, seizures of these drugs in major production regions and major domestic markets generally increased" (Werb et al. 2013).
 
*Korruption und Gewalt
 
Em 2009, um grupo de 14 organizações internacionais, entre as quais a Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia -co-presidida por ex-presidentes do Brasil, Colômbia e México - lançou um apelo à ação chamado "Apoio à Reforma da Política Mundial Quanto às Drogas". O documento afirmava que a "guerra às drogas" se havia tornado uma guerra contra o povo, e propunha ações baseadas nas "provas esmagadoras disponíveis" de que criminalizar as drogas é "tanto contraproducente quanto altamente destrutivo". A Comissão afirmou que "a violência e o crime organizado associado ao comércio de narcóticos são problemas críticos na América Latina atual", e pressionou por uma "urgente" revisão aprofundada das políticas quanto a drogas vigentes, "à luz de seus enormes custos humanos e sociais, e ameaça às instituições democráticas". O relatório afirma que, ao longo dos últimos 10 anos, a América Latina testemunhou "uma ascensão no crime organizado causada tanto pelo comércio internacional de narcóticos quanto pelo crescente controle exercido por grupos criminais sobre os mercados e territórios nacionais; um crescimento em nível inaceitável da violência relacionada às drogas, que afeta a sociedade inteira e especialmente os mais jovens e os mais pobres, a criminalização da política e a politização do crime, bem como a proliferação de conexão entre essas duas esferas, refletida na infiltração das instituições democráticas pelo crime organizado", e "a corrupção de funcionários públicos, do sistema judiciário, governos, do sistema político e especialmente das forças policiais encarregadas de impor a lei e a ordem" (Comissão Latino-Americana Sobre Drogas e Democracia 2009: 5).
 
A Comissão afirma que a proibição vem sendo desastrosa, e indica que as violações de direitos humanos foram especialmente prejudiciais para as populações vulneráveis da região, especialmente os agricultores e as comunidades pobres que vivem em áreas controladas pelas organizações de tráfico de drogas. O documento propõe um novo paradigma para a política quanto às drogas que envolveria uma mudança no status dos viciados em drogas, de criminosos a pacientes do sistema de saúde pública, uma avaliação sobre a descriminação da maconha para uso pessoal e um redirecionamento de recursos para "combater os efeitos mais daninhos do crime organizado sobre a sociedade, tais como violência, corrupção institucional, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e o controle sobre territórios e populações" (Comissão Latino-Americana Sobre Drogas e Democracia 2009: 10) - exatamente os traços centrais do regime proibicionista quanto às drogas.


=== Konsequenzen ===
=== Konsequenzen ===
Zeile 64: Zeile 70:


==== Reform ====
==== Reform ====
Vier Jahre vor Ablauf der Frist ist die Lage ausgesprochen übersichtlich. Es gibt mehr Drogenanbau als jemals zuvor. Es gibt mehr Drogen als jemals zuvor. Die Drogen sind billiger und besser als jemals zuvor. Die Verfügbarkeit ist so hoch wie nie. Die meisten Drogenkonsumenten kontrollieren ihren Konsum und führen - wenn sie nicht geschnappt werden - ein normales und produktives Leben (Carl Hart). Sie haben keine Probleme mit Drogen, sie haben aber manchmal erhebliche Probleme mit der Polizei (Keith Richards). Der Konsum dieser Drogen ist in der Gesellschaft angekommen. So wie im Laufe der Geschichte immer wieder neue Drogen enkulturiert wurden. Der Prozess der Enkulturation wird sich nicht aufhalten lassen - und braucht auch nicht aufgehalten zu werden. Die Befürchtungen verschwinden im Laufe der Normalisierung.  
Die Erfolglosigkeit der Prohibition kann zu einer bloßen Intensivierung der Anstrengungen im Sinne des ''more of the same'' führen. Bleibt auch eine Vervielfachung der Anstrengungen nach Jahrzehnten immer noch erfolglos, kann nach neuen Methoden zur Erreichung des Ziels gesucht werden. Man kann die Anstrengungen von der Angebots- auf die Nachfrageseite verlagern, man kann strafrechtliche Anstrengungen durch therapeutische ergänzen oder ersetzen - und wenn man dem Ziel der ''drug free world'' trotzdem nicht näherkommt, kann man auch die Ziele der Politik einer Neubewertung unterziehen.
 
Man kann resignierend feststellen: das Ziel einer drogenfreien Welt ist unrealistisch, also müssen wir bescheidener werden. Ein bescheideneres Ziel ist Schadensminimierung. Man akzeptiert die Existenz von Drogen und versucht, die Schäden so gut es geht zu begrenzen. Es ist eine Art Kapitulation vor der Größe der Aufgabe. Eigentlich wäre die beste Schadensminimierung - so könnte man sagen - die völlige Eliminierung der Drogen. Dann gibt es auch keine Schäden durch Drogen. Aber wenn das nicht geht, tut man eben soviel man kann.
 
Tatsache ist eben: Es gibt mehr Drogenanbau als jemals zuvor. Es gibt mehr Drogen als jemals zuvor. Die Drogen sind billiger und besser als jemals zuvor. Die Verfügbarkeit ist so hoch wie nie.
 
Möglicherweise hat diese Situation aber auch mehr zu bedeuten als nur das Versagen der bisherigen Bekämpfung. Vielleicht drückt sich darin auch eine ungelöste Wertproblematik aus. Vielleicht ist die Prohibition mit den Werten der modernen rechtsstaatlichen Gesellschaft nicht vereinbar - und möglicherweise ist sie daran gescheitert.
 
Millionen von Menschen verletzen die Drogengesetze - und zeigen wenig Reue. Sie haben kein Unrechtsbewußtsein. Aber sie hätten ein schlechtes Gewissen, wenn sie einen Betrug, einen Diebstahl, eine Vergewaltigung oder einen Mord begingen.
 
Warum ist das so? Das ist so, weil sie es nicht leiden können, wenn sich der Staat in ihre Privatangelegenheiten einmischt. Und weil wir ihnen beigebracht haben, dass sie in einem freiheitlichen Rechtsstaat leben, in dem sie das Recht haben zu tun und zu lassen, was sie wollen, solange sie nicht andere Menschen verletzen. Und genau das tun sie ja, wenn sie zum Beispiel Cannabis konsumieren.
 
Die meisten Drogenkonsumenten kontrollieren ihren Konsum und führen - wenn sie nicht geschnappt werden - ein normales und produktives Leben (Carl Hart). Sie haben keine Probleme mit Drogen, sie haben aber manchmal erhebliche Probleme mit der Polizei (Keith Richards). Der Konsum dieser Drogen ist in der Gesellschaft angekommen. So wie im Laufe der Geschichte immer wieder neue Drogen enkulturiert wurden. Der Prozess der Enkulturation wird sich nicht aufhalten lassen - und braucht auch nicht aufgehalten zu werden. Die Befürchtungen verschwinden im Laufe der Normalisierung.  


Ziele werden neu definiert. Oft werden illusorische Ziele durch realistische Ziele ersetzt, ideologische Radikalität weicht pragmatischem Handeln. So könnte das Ziel der Eliminierung aller Drogen durch das Ziel der Verminderung von problematischem Konsum ersetzt werden.
Ziele werden neu definiert. Oft werden illusorische Ziele durch realistische Ziele ersetzt, ideologische Radikalität weicht pragmatischem Handeln. So könnte das Ziel der Eliminierung aller Drogen durch das Ziel der Verminderung von problematischem Konsum ersetzt werden.


Das kann pragmatisch begründet werden nach dem Motto: da wir leider das eigentlich Ziel nicht erreichen können, begnügen wir uns mit dem Zweitbesten, also mit einem Versuch der Schadensbegrenzung.
Das kann pragmatisch begründet werden nach dem Motto: da wir leider das eigentlich Ziel nicht erreichen können, begnügen wir uns mit dem Zweitbesten, also mit einem Versuch der Schadensbegrenzung.


Man kann aber das Scheitern der Prohibition auch zum Anlass - nicht zum Grund - für eine Diskussion ihrer Übereinstimmung mit anderen Werten wesetlicher Gesellschaften nehmen.
Man kann aber das Scheitern der Prohibition auch zum Anlass - nicht zum Grund - für eine Diskussion ihrer Übereinstimmung mit anderen Werten wesetlicher Gesellschaften nehmen.
Zeile 101: Zeile 119:
So ging es früher auch Verfassungsbeschwerden wegen des Rechts auf Sexualität. Schwulenehe vor einer Generation noch undenkbar als Thema verfassungsrechtlicher Seminare oder gar Entscheidungen. Heute hat sich das geändert. Künftig sollte sich das auch in Bezug auf das Recht auf Drogengenuss ändern.  
So ging es früher auch Verfassungsbeschwerden wegen des Rechts auf Sexualität. Schwulenehe vor einer Generation noch undenkbar als Thema verfassungsrechtlicher Seminare oder gar Entscheidungen. Heute hat sich das geändert. Künftig sollte sich das auch in Bezug auf das Recht auf Drogengenuss ändern.  


Einfallstor: pursuit of happiness: “If the words 'life, liberty, and the pursuit of happiness' don't include the right to experiment with your own consciousness, then the Declaration of Independence isn't worth the hemp it was written on” (Terence McKenna).  
Einfallstor: pursuit of happiness: “If the words 'life, liberty, and the pursuit of happiness' don't include the right to experiment with your own consciousness, then the Declaration of Independence isn't worth the hemp it was written on” (Terence McKenna).
 
 
"a lei das drogas" = o tipo de lei que existe hoje em mais de 180 países do mundo reproduzindo os dispositivos das convenções da ONU sobre a luta contra as drogas, quer dizer as normas globalizadas legitimando e requerendo a intervenção do sistema penal sobre produtores, distribuidores e consumidores das drogas qualificadas de ilícitas.
 
"inconstitucional" = no sentido mais amplo do termo; violando normas jurídicas ou princípios hierarquicamente superiores.
 
Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (1776):
Consideramos estas verdades por si mesmo evidentes, que todos os homens são criados iguais, sendo-lhes conferidos pelo seu Criador certos Direitos inalienáveis, entre os quais se contam a Vida, '''a Liberdade e a busca da Felicidade'''.
 
Hoje, este reconhecimento do direito a liberdade (e a busca da felicidade) faz parte do todas as constituições dos estados que se auto-declaram estados de direito.
 
Agora, a questão é, naturalmente, se ou nao pode-se reivindicar um direito ao consumo (e a producao, distribucao, commercializacao) das drogas hoje ilícitas.
 
É claro que, na prática jurídica no mundo inteiro, a conviccao geral é de que este  suposto direito de modo nenhum existe. Existe jurisdiccao da Corte Constitucional da Alemanha de 1992 e outros julgamento sobre a constitucionalidade da prohibicao de estas drogas.
 
Isto pode estranhar. Qual a diferenca entre o alcool, o tabaco e as drogas hoje prohibidas?
* Quem já sofre de pulgas, nao precisa ainda mais de piolhos
* Overdose ou otros riscos especiais - a dependencia, o vicio - que rendem mais perigosas as drogas ilícitas. Antiguamente, o ópio tinha fama de ser diferente. Depois, a cocaina também, e a marihuana também. Hoje em día, tudo se relativizou. Drug, set, and setting. Fase na vida. A heroína não causa nenhum dano físico. Consumo controlado possível. Consumo controlado praticado. A grande maioria. Muito mais parecido ao consumo das drogas lícitas que a gente tinha pensado faz 30, 40, ou 50 anos. Ironicamente, antes disso a gente tinha pensado mais como os cientistas de hoje. Indica a importancia da atitude social e dos conflitos sociais. Racismo. 
 
Dois pontos decisivos:
#Is there enough autonomy?
#Is there damago to third parties?
 
As respostas foram dada pelo professor Douglas Husak en su livro seminal sobre drogas e direitos de 2001.
 
Consecuentemente, existe sim - hoje - um direito ao uso recreativo de estas drogas por parte de ciudadaos adultos e competentes. Isso decorre da lógica. Karam. "Mantendo a criminalização da posse para uso pessoal, a Lei 11.343/06 repete as violações ao princípio da lesividade e às normas que, assegurando a liberdade individual e o respeito à vida privada, se vinculam ao próprio princípio da legalidade, que, base do Estado de direito democrático, assegura a liberdade individual como regra geral, situando proibições e restrições no campo da exceção e condicionando-as à garantia do livre exercício de direitos de terceiros. - A simples posse para uso pessoal das drogas qualificadas de ilícitas, ou seu consumo em circunstâncias que não envolvam um perigo concreto, direto e imediato para terceiros, são condutas que não afetam nenhum bem jurídico alheio, dizendo respeito unicamente ao indivíduo, à sua intimidade e às suas opções pessoais. Não estando autorizado a penetrar no âmbito da vida privada, não pode o Estado intervir sobre condutas de tal natureza. Enquanto não afete concretamente direitos de terceiros, o indivíduo pode ser e fazer o que bem quiser."
 
O saber já mudou no nível academico. Existe um saber popular que ainda nao reconheceu a mudanca, e existem intereses conservadores.
 
Analogía: Homosexualidade. Existia um tempo da criminalizacao desta orientacao sexual. As constituicoes falaram da liberdade da esfera privada, mas nao era assim nao. Tinha que esperar até entender que gay também tem direito a liberadade e privacidade.
 
Como escravos, também. Na declaracao se falou de homem, mas o significado de homem era, na época, propritário de terra de sexo masculino. Só depois, abaixo das influencias dos movimentos sociais e das grandes figuras destes movimentos, este conceito chegou a incluir primeiro os nao-proprietarios de terra e depois, também, as mulheres, e os negros...
 
Exemplo Alemanha 1957: a Corte Constitucional julga que a prohibicao criminal da homosexualidade é constitucional. A lei moral kantiana. O perigo para a juventude. As letras da constituicao nao mudaram, mas a interpretacao, sim. Hoje-em-día é um consenso que a liberdade privada também inclui o direito de praticar a propria preferencia sexual, seja hetero o homosexualidade. Este "saber" novo comecou na esfera teórica e levou bastante tempo para espalhar e difundir na populacao geral até um ponto onde a descriminalizacao da homosexualidade se transformou duma idéia louca e fora de cogitacao em uma idéia reformista e finalmente realista e até urgente. Hoje-em-día, um país que ainda prohibe a homosexualidade (e existem mais de 80 deles), arriscam nao só ser considerades atrasados mas também sancoes internacionais ... enquanto na Alemanha já estao elaborando um projeto de lei que visa a compensar as vítimas sobreviventes da perseguicao dos gays desde a segunda guerra até a descriminalizacao em 1969.
bicion
Será que um desenvolvimento analogo pode acontecer também em materia das drogas? Ou vai acontecder? Ou já está acontecendo?
 
Um indicador de que isto já está acontecendo pode ser o fato observável de uma certa ruptura no discurso oficial sobre as drogas.


=== Der Wert der Freiheit für den Menschen ===
=== Der Wert der Freiheit für den Menschen ===


Menschen wollen frei sein in der Gestaltung ihres Lebens. Sie wollen sich auch ein- und unterordnen, doch sie wollen frei sein in der Entscheidung dafür. Eine Brechung ihres Willens, die sie als Respektlosigkeit empfinden, widerstrebt ihnen sehr und ruft meist den willen zum Widerstand hervor.  
Menschen wollen frei sein in der Gestaltung ihres Lebens. Sie wollen sich auch ein- und unterordnen, doch sie wollen frei sein in der Entscheidung dafür. Eine Brechung ihres Willens, die sie als Respektlosigkeit empfinden, widerstrebt ihnen sehr und ruft meist den willen zum Widerstand hervor.


Reaktanz ist der Widerstand des kleinen Mannes. Wer in den Kernbereich der privaten Lebensgestaltung eingreift, wird immer auf Reaktanz stossen, auf ein quasi-instinktives Abwehrverhalten gegenüber dem Anspruch auf Dominanz.  
Das Recht auf Drogenkonsum existiert unabhängig von jeder Positivierung (Kant). Es gehört zum Kernbereich des Persoenlichkeitsrechts. Die Grenze der Schädigung anderer wird nicht tangiert. Eine Ausnahme, die eine Prohibition rechtfertigen könnte, ist nicht gegeben: die Entscheidung für den Konsum ist frei und rational genug, die Folgen des Konsums bestehen nicht in einer ausweglosen Versklavung. Für Konsumenten handelt es sich um eine gewollte und riskante Freizeitgestaltung.
 
Superamos a escravidão, superamos a perseguição dos homossexuais, vamos superar esta coisa absurda também, vamos saír da prohibição e de toda a miséria e injustiça que ela traz. Xõ.
 
Reaktanz ist der Widerstand des kleinen Mannes. Wer in den Kernbereich der privaten Lebensgestaltung eingreift, wird immer auf Reaktanz stossen, auf ein quasi-instinktives Abwehrverhalten gegenüber dem Anspruch auf Dominanz.


=== Der Wert des Rechtsstaats für den Menschen ===
=== Der Wert des Rechtsstaats für den Menschen ===
Zeile 125: Zeile 184:
Juristen, bzw. Juristen-Philosophen und Juristen-Intellektuelle haben die Aufklärung erfunden: Montesquieu, Voltaire, Beccaria.
Juristen, bzw. Juristen-Philosophen und Juristen-Intellektuelle haben die Aufklärung erfunden: Montesquieu, Voltaire, Beccaria.


Juristen haben die Sklaverei abgeschafft.  
Juristen haben die Sklaverei abgeschafft.




== Das Praktischwerden der Kritik ==


Das Drogenverbot bindet die Regierungen in aller Welt, die sich fast ausnahmslos dem Internationalen Prohibitions-Regime der drei Anti-Drogen-Konventionen unterworfen haben. Diese Konventionen sind wie eine Zwangsjacke, wie eine camisa de força ou um colete de forças.


O caminho para a revogação seria difícil. Nações individuais podem retirar-se do tratado de acordo com as disposições do artigo 30. No entanto, o ex- sênior da ONU droga Fazey Cindy notas , a Convenção não tem cláusula de rescisão e, portanto, permanecem em vigor , mesmo que ele só foi um dos signatários . O relatório TRP observou que a reclamação é a única maneira de mudar o sistema de controle estabelecido pelo tratado;
Theoretisch ist die Nachfrage zwar elastisch, d.h. sie kann beeinflusst werden - doch dafuer beduerfte es einer Beeinflussung, die keine Reaktanz hervorruft. Man denke an Zigaretten. Doch was gemacht wird, ist das Gegenteil. Man verbietet. Und man konzentriert sich auf die Bekaempfung des Angebots. Zentrale Marktwirtschaft. Man stelle sich das angebotsorientierte
Em termos da Convenção de 1988, escrito com o objetivo principal de fortalecer todos os aspectos da proibição (também no nível de consumo , o investimento estabelece o ônus da prova para pessoas suspeitas de transportar substâncias proibidas ) será considerado que não pode ser mudado , portanto , a única maneira possível de fazer isso seria ser denunciado por um número substancial das partes contratantes ( Transnational Institute ( TNI) Controle de Drogas das Nações Unidas : a Convenção ( cast. )
Bekaempfungssystem einmal auf Zigaretten bezogen vor.  


Aber das kleine '''Bolivien''' macht es uns vor. A rescisão entrará em vigor seis meses após o recebimento da comunicação de rescisão pelo destinatário. Der Fall Bolivien: Am 1. Juli 2011 war die Kündigung der bolivianischen Mitgliedschaft in der Single Convention von 1961 am New Yorker UN-Sitz eingegangen. Am 1. Januar 2012 sollte damit der Austritt seine Gültigkeit erhalten.
Am 10. Januar 2013 akzeptierte die UN den bolivianischen Antrag auf Wiedereintritt in die Single Convention on Narcotic Drugs und nach den dafür geltenden Verfahrensregeln trat die Mitgliedschaft am 10. Februar 2013 in Kraft. Strategie: Aus- und Wiedereintritt.
=== Forderungen ===


Auch die ungewollten Nebenfolgen der Verbotspolitik werden thematisiert. All diese Gesichtspunkte bezweifeln die Eignung der Prohibition, die angestrebten Ziele mit angemessenem materiellen Aufwand zu erreichen. Seltener stuetzt sich die Kritik der Prohibition auf den Vorwurf der Verletzung von Prinzipien der Gerechtigkeit. Das war schon bei der us-amerikanischen Alkoholprohibition der Fall und das ist auch heute bei der Kritik der Drogenprohibition so.
*Kommission des Europaparlaments (2003)


Pragmatische Agumente bieten einige diskurstaktische Vorteile, gelangen aber an ihre Grenzen, wenn gezeigt oder erhofft werden kann, dass vermehrte Anstrengungen doch noch zum Erfolg im Sinne eines signifikanten Rueckgangs der Drogenverbreitung oder gar zu einem voelligen Sieg ueber den Drogenhandel und Drogenkonsum fuehren koennten.  
Em 2003, uma '''comissão do Parlamento Europeu''' recomendou a revogação da Convenção de 1988, encontrando que: [A] , apesar de implantação maciça da polícia e de outros recursos para a implementação da Convenção da ONU , a produção eo consumo e tráfico de substâncias proibidas têm aumentado exponencialmente nos últimos 30 anos, o que representa o que só pode ser descrito como um fracasso, que a polícia e as autoridades judiciárias também reconhecer como tal ... [T] que a política de proibição das drogas, com base nas Convenções de 1961, 1971 e 1988 da ONU, é a verdadeira causa do aumento do dano à produção, tráfico e venda eo uso de substâncias ilegal estão provocando a setores inteiros da sociedade, na economia e nas instituições públicas , a erosão da saúde, da liberdade e da vida das pessoas.


Mai 1990. Die WHO streicht die Homosexualitaet aus dem Katalog der Geisteskrankheiten.
* Global Commission (2013)


Heute sind die westlichen Gesellschaften stolz darauf, das, was man einst als Suende, Krankheit und Verbrechen ansah, als Lebenstil und als Bereicherung der Gesellschaft anzusehen.  
Em 2013 (11 de setembro), a Comissão Mundial proclamou na Cidade da Guatemala , a este respeito: "A chave é a regulação . ( ... ) O regulamento também quebra o vínculo entre comerciantes e consumidores . Dado que a maconha é a substância psicoativa mais abusadas no mundo , a sua regulamentação mataria os enormes recursos você começa o crime organizado nos mercados de drogas ilegais , fonte de seu poder e influência. " E ainda: " importante do ponto de vista da paz e da segurança , é a discussão sobre os diferentes modelos de regulação de drogas como a maconha , semelhante ao que já está sendo feito com tabaco e álcool Studies. maior maconha medicinal sério definido como uma substância menos prejudicial do que inalar. ( ... ) A redução dramática no consumo de tabaco em nossos países mostra que a prevenção e regulação são mais eficientes do que a proibição de mudança de mentalidades e padrões de comportamento . " - " Parabenizamos os presidentes da Colômbia , Guatemala e Costa Rica para colocar sobre as alternativas de mesa , destinadas a proteger a saúde das pessoas e de segurança " drogas : um debate uma vez que é impensável agora em cima da mesa. (Tempo. 12 de setembro de 2013)


Schwule haben ein Recht auf ihre Suche nach ihrem Glueck. Und das ist eine Angelegenheit jedes einzelnen Menschen, die mit der Art und Weise zu tun hat, an was man glauben will, mit wem man sich sexuell verbinden will, oder institutionell, und wie man sich kleidet, frisiert, was man isst, trinkt, raucht oder sonst zu sich nimmt. Alles das sind Grundelemente der persoenlichen Freiheit, die das ausmachen, was man eine freie Gesellschaft nennt.
Buch von Ernesto Samper.


Damit sind wir auch schon bei der Problematik des Drogenverbots. Wird auch die Verfolgung von Drogenkonsumenten einst im Rueckblick als abstossend empfunden werden? Ich glaube, das wird so kommen. Und es sollte so kommen. Und ich bin ueberzeugt, dass das, was das Drogenverbot heute anrichtet, von selbst denkenden Zeitgenossen auch schon heute als abstossend wahrgenommen werden kann. Oder besser: muss.  
Ex-presidentes do Brasil, Colômbia , México e Suíça , o primeiro-ministro da Grécia, Kofi Annan , mas também o empresário Richard Branson e muitos outros formam uma ONG chamada Comissão Global sobre Política de Drogas .
Esta ONG declara guerra contra as drogas um fracasso e recomendou uma reforma substancial da proibição mundial das drogas .
A Comissão é o grupo mais distinto de líderes que têm chamado para fazer tais mudanças de longo alcance - incluindo não apenas alternativas ao encarceramento e maior ênfase em abordagens de saúde pública para o uso de drogas , mas também a descriminalização e experiências de regulamentações legal.
O director executivo da organização mundial de defesa AVAAZ , com seus nove milhões de membros em todo o mundo , vai apresentar uma petição pública em apoio das recomendações da Comissão Global, que será entregue ao Secretário-Geral das Nações Unidas .
"Cinquenta anos depois do início da Convenção Única sobre Entorpecentes , e 40 anos depois de o presidente Nixon lançou a guerra contra as drogas , o governo dos EUA , as reformas fundamentais são urgentemente necessários nas políticas de controle de drogas nacional e global", disse o ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso. " Começamos a tratar a dependência de drogas como uma questão de saúde , reduzindo a demanda de medicamentos por meio de iniciativas educacionais comprovadas e juridicamente regular , em vez de criminalizar a cannabis. " As recomendações da Comissão são resumidos no Sumário Executivo é mais tarde nesta declaração. Eles incluem:
Acabar com a criminalização , marginalização e estigmatização dos pessoas que usam drogas , mas que não faça mal aos outros .
Encorajar os governos a experimentar com modelos de regulação drogas legais (principalmente maconha ) para minar o poder do crime organizado e proteger a saúde ea segurança de seus cidadãos.
Garantir que está disponível uma variedade de modalidades de tratamento , incluindo não apenas a metadona ea buprenorfina tratamento, mas também programas de tratamento assistido com heroína provaram ser um sucesso em muitos países europeus e no Canadá.
Aplicar os princípios e as políticas de direitos humanos e de redução danos tanto para as pessoas que usam drogas e as pessoas envolvidas nas extremidades inferiores dos mercados de drogas ilegais , como os agricultores , correios e vendedores mesquinhas.
"Evidência esmagadora da Europa , Canadá e Austrália agora demonstra os benefícios humanos e sociais tanto de tratar a dependência de drogas como uma questão de saúde e não de justiça criminal e reduzir a dependência de políticas proibicionistas ", disse o ex- Presidente suíça Ruth Dreifuss . "É necessário que essas políticas ser adotado em todo o mundo , com as mudanças necessárias para as convenções internacionais sobre controle de drogas ".
" Não podemos mais ignorar o quanto a violência , o crime ea corrupção relacionada com a droga na América Latina são os resultados das políticas fracassadas da guerra às drogas ", o ex- presidente colombiano Cesar Gaviria . "Agora é a hora de quebrar o tabu na discussão de todas as opções políticas de drogas , incluindo alternativas à proibição das drogas. "
"Nossos princípios e recomendações podem ser resumidas como segue: Fim da criminalização , marginalização e estigmatização das pessoas que usam drogas , mas que não faça mal aos outros Desafiando os equívocos comuns sobre os mercados de drogas , o uso de . drogas e das toxicodependências , em vez de reforçá-las .
Encorajar os governos a experimentar com modelos de regulação legal das drogas para minar o poder do crime organizado e proteger a saúde ea segurança de seus cidadãos. Esta recomendação aplica-se especialmente à maconha , mas também incentivar outros experimentos em descriminalização e regulamentação legal que pode realizar estes objectivos e fornecer modelos para os outros.
Oferecer serviços de saúde e tratamento aos necessitados . Certifique-se de que ele está disponível uma variedade de modalidades de tratamento, incluindo não só a metadona ea buprenorfina tratamento, mas também programas de tratamento assistido com heroína provaram ser um sucesso em muitos países europeus e no Canadá.
Implementar programas de troca de seringas e outras medidas de redução de danos que provaram ser eficazes na redução da transmissão do HIV e outras infecções transmitidas pelo sangue e mortes por overdose . Respeitar os direitos humanos das pessoas que usam drogas . Abolir práticas abusivas realizadas em nome do tratamento , tais como a detenção forçada , trabalho forçado e abuso físico ou psicológico , o que contraria os princípios e normas de direitos humanos ou que retire o direito à autodeterminação .
Aplique muito os mesmos princípios e políticas acima mencionadas para as pessoas envolvidas nas extremidades inferiores dos mercados de drogas ilegais , como os agricultores , correios e vendedores mesquinhas. Muitos foram vítimas de violência e intimidação ou são dependentes de drogas. Prender e encarcerar dezenas de milhões dessas pessoas nas últimas décadas tem enchido prisões e vidas destruídas e famílias sem reduzir a disponibilidade de drogas ilegais ou o poder das organizações criminosas. Parece não haver limite para o número de pessoas que se envolvem em tais atividades para melhorar suas vidas , sustentar suas famílias , ou para escapar da pobreza. Concentre-se ações repressivas sobre as organizações criminosas violentas , mas fazê-lo de minar o seu poder e alcance enquanto priorizar a redução da violência e da intimidação. Os esforços para fazer cumprir a lei deve se concentrar não na redução de mercados de drogas , por si só , mas sim para reduzir os danos para indivíduos, comunidades e de segurança nacional. Invista em atividades que podem impedir , em primeiro lugar , que os jovens usam drogas e também evitar os problemas serios.Evitar uso desenvolver estilo mensagens simplistas "Apenas diga não " e políticas de " tolerância zero" e encorajar os esforços educacionais assentadas em informação credível e programas de prevenção que se concentram em habilidades sociais e influência dos pares . Os esforços de prevenção mais bem sucedidas são aquelas que visam grupos específicos de risco. Comece com a transformação da proibição mundial das drogas .
Substitua as políticas e estratégias de medicamentos direcionados pela ideologia e de conveniência política , políticas econômicas responsáveis ​​e estratégias fundamentadas na ciência, saúde, segurança e direitos humanos - e adotar critérios adequados para sua avaliação. Reveja o agendamento de drogas que resultou em anomalias óbvias como a categorização falho de cannabis, folha de coca e MDMA (ecstasy ) .
Certifique-se que as convenções internacionais são interpretadas e / ou revisados ​​para se adequar a uma experimentação contínua com redução de danos , a descriminalização e políticas regulatórias legais.
A declaração global Comissão termina com a frase :
" Quebrar o tabu em debate e as reformas. Agora é a hora de agir"
Und qualitativer Sprung: jetzt auch ein richtiger Präsident. Otto von Guatemala.


Denn die Absurditaet des Systems liegt auf der Hand. Ebenso wie seine Schaedlichkeit.
=== Gesetzesinitiativen ===
"Em 2012, sob a direção do presidente do '''Uruguai''', José Mujica , um projeto de lei é apresentado no Congresso para legalizar o cultivo eo consumo de maconha projeto proposto anteriormente era um monopólio estatal sobre a importação de cannabis, . acqueisition produção, armazenamento , comercialização e distribuição de maconha ou seus derivados , mas após consulta com o projeto de lei procedimento internacional apresentado à Assembléia Geral em novembro a lei permite que indivíduos e empresas que produzem e vendem maconha para uso recreativo , uso médico ou industrial , sob a portaria do Instituto Nacional de cannabis. permite que o projeto de lei para o cultivo caseiro de até seis plantas e clubes de adesão com um máximo de 15 membros por clube. montante limite para consumo pessoal é 40 gramas ( cerca de 1,5 onças) de maconha. Clubs ser permitido crescer até 90 plantas e produção anual de até 7,2 kg . o propósito declarado do projeto de lei é "promover e proteger a saúde pública melhorar população por meio de políticas que visam alto risco dernização e reduzindo os perigos do uso de cannabis " - . os objetivos principais da lacuna do mercado cannabis no mercado para outras drogas, normalização e inclusão social plena consumo de maconha , o fortalecimento do sistema nacional de tratamento para pessoas com uso problemático de drogas , e um ataque frontal contra o narcotráfico . Aliados mais recompensa Mujica em ambas as casas , por isso se espera que o projeto de lei para passar. no entanto, apenas 40% da aprovação do público eo projeto de lei foi denunciado pela ONU por violação da Convenção única de 1961 sobre Entorpecentes.


== Das Recht auf Drogenkonsum ==
Das Recht auf Drogenkonsum existiert unabhaengig von jeder Positivierung (Kant). Es gehoert zum Kernbereich des Persoenlichkeitsrechts. Die Grenze der Schaedigung anderer wird nicht tangiert. Eine Ausnahme, die eine Prohibition rechtfertigen koennte, ist nicht gegeben. Dafuer versklaven die Drogen nicht genug und dafuer ist die Entscheidung der Konsumenten fuer den Konsum zu rational und zu frei. Vorteile des Drogenkonsums fuer die Konsumenten. Riskante Freizeitgestaltung.


=== Aufhebung der Cannabisprohibition ===


Bsp. Homosexualitaet
=== Aufhebung der Prohibition weiterer Drogen ===
'''Tschechien''' (2010) allows to possess up to 15 grams of marijuana or 1.5 grams of heroin or 1 g of Cocaine. Below these limits it is a misdemeanor subject to a fine equal to a parking ticket: Marijuana 15 grams (or five plants); Hashish 5 grams; Magic mushrooms 40 pieces; Peyote 5 plants; LSD 5 tablets; Ecstasy 4 tablets; Amphetamine 2 grams; Methamphetamine 2 grams; Heroin 1.5 grams; Coca 5 plants; Cocaine 1 gram. Sale (not purchase) is still a criminal act. Possession of “larger than a small amount” of marijuana can result in a jail sentence of up to one year. For other illicit drugs, the sentence is two years.


Entscheidender Grund: der Ansatz, das Angebot zu bekaempfen, funktioniert nicht. Und der andere Weg waere nicht mit Waffen zu erreichen, sondern nur mit Vernunft wie bei Tabak.
== Aufhebung von Drogenverboten: die Folgen  ==


Wo auch immer die Prohibition aufgehoben wurde, ist das Chaos ausgeblieben. Das gilt für Holland wie für die USA wie für Portugal.


== Strukturelle Absurditaet des Strafrechtseinsatzes ==
=== Holanda e Portugal ===


Jeder ist dem Recht unterworfen, von der einfachen Person bis zu den Inhabern privilegierter Positionen. Normenhierarchie, Gewaltenteilung und Grundrechte.  
A experiência da '''Holanda''' com sua política quanto às drogas até recentemente era a melhor fonte de indícios quanto a abordagens alternativas para a política ortodoxa de proibição às drogas. Na Holanda, a compra, posse e consumo de maconha, ainda que continuem a ser crimes, foram descriminalizadas na prática (Cohen et al. 2004: 836). Cohen et al. compararam os índices de uso de maconha em Amsterdã e em San Francisco, onde o uso da droga continua criminalizado, e constataram que o uso da droga na cidade norte-americana era superior ao encontrado na capital holandesa, o que sugere não haver prova de que a criminalização coíbe o uso (Ibid: 838-841).


Das setzt voraus, dass die Gesetze verfassungsmaessig sind, d.h. die Freiheit schuetzen, und dass die Gewalten sich an die Gesetze halten.  
No entanto, '''Portugal''' emergiu como exemplo mais completo, por ser o primeiro país da União Europeia a ter descriminalizado a compra, posse e consumo para uso pessoal (definido como quantidade média para 10 dias de uso) de todas as drogas, ainda que o tráfico continue criminalizado. A política portuguesa foi implementada em 2001, à luz da deterioração dos problemas com as drogas nos anos 90, especialmente no que tange à heroína. No seu estudo sobre o caso português, Greenwald (2009) afirma que o ímpeto político para a descriminalização veio da percepção de que os principais obstáculos a políticas efetivas de administração dos problemas de drogas eram as barreiras ao tratamento e o consumo de recursos impostos pelo regime de criminalização. Greenwald reconhece que a descriminalização "não teve efeito adverso sobre os índices de uso de drogas em Portugal, os quais, em numerosas categorias, estão agora entre os mais baixos da União Europeia" (Greenwald 2009: 12). Especialmente se comparado a Estados com regimes severos de criminalização, o uso decaiu entre os adolescentes e subiu um pouco entre os jovens adultos. O número de casos novos de HIV/Aids reportados entre usuários de drogas também caiu significativamente, bem como a mortalidade relacionada às drogas, e a descriminalização liberou recursos que foram canalizados para tratamentos e outros programas de redução de danos.


Beides stimmt nicht mehr. Die Strafgesetze folgen der Logik der Ueberkriminalisierung, die Gewalten halten sich nicht an die Gesetze, sie fuehren Krieg und/oder sind korrupt.


Strukturelle Kopplung muesste mit der Lebenswelt der Konsumenten erfolgen. Und mit dem Markt. Angebot legal kontrolliert, Nachfrage mit schwachem Paternalismus beeinflussen. Das wuerde die Freiheitsrechte aller respektieren und die Verfolgung der Interessen des oeffentlichen Gesundheitssystems optimieren.
=== Estados reformistas nos EEUU ===


Stattdessen wird die Strategie der Konfrontation, der Repression und der Eliminierung gewaehlt. Es fehlt sozusagen die von Zygmunt Baumann eingeklagte Ambiguitaetstoleranz.


1. Keine Anzeigen. Beweisprobleme. Keine Zeugen. Das ist vor allem deshalb ein Problem, weil es keine Anknuepfungspunkte an soziale Interessen dafuer gibt. Waeren Drogensachen Anzeigedelikte mit Geschaedigten, dann koennte das Strafjustizsystem auf deren Interessen reagieren. Das wuerde Art und Umfang der Strafverfolgung bestimmen und begrenzen.  
Theoretisch ist die Nachfrage zwar elastisch, d.h. sie kann beeinflusst werden - doch dafuer beduerfte es einer Beeinflussung, die keine Reaktanz hervorruft. Man denke an Zigaretten. Doch was gemacht wird, ist das Gegenteil. Man verbietet. Und man konzentriert sich auf die Bekaempfung des Angebots. Zentrale Marktwirtschaft. Man stelle sich das angebotsorientierte
Bekaempfungssystem einmal auf Zigaretten bezogen vor.
Auch die ungewollten Nebenfolgen der Verbotspolitik werden thematisiert. All diese Gesichtspunkte bezweifeln die Eignung der Prohibition, die angestrebten Ziele mit angemessenem materiellen Aufwand zu erreichen. Seltener stuetzt sich die Kritik der Prohibition auf den Vorwurf der Verletzung von Prinzipien der Gerechtigkeit. Das war schon bei der us-amerikanischen Alkoholprohibition der Fall und das ist auch heute bei der Kritik der Drogenprohibition so.  


Da es sich aber um konsensual begangene Delikte handelt, steht der Staat als proaktiver Akteur da, der selbst ueber Art und Umfang der Verfolgung bestimmt.  
Pragmatische Agumente bieten einige diskurstaktische Vorteile, gelangen aber an ihre Grenzen, wenn gezeigt oder erhofft werden kann, dass vermehrte Anstrengungen doch noch zum Erfolg im Sinne eines signifikanten Rueckgangs der Drogenverbreitung oder gar zu einem voelligen Sieg ueber den Drogenhandel und Drogenkonsum fuehren koennten.  


2. Konstruktion von Zeugen, Situationen, Beweisen. Hang zur artifiziellen Kriminalisierung. Kriminalisierung aus Bequemlichkeit. Invasion der Drogenszene. Assimilation. Teilnahme. Betrug. Weil man die Haendler und Schmuggler nicht kriegt, kriminalisiert man alle Personen und Handlungen und Situationen, die irgendwie mit ihnen zu tun haben. Geldwaesche. Besitz. Konsumenten. Irgendwie wird man sie dann schon kriegen. Jedenfalls dann, wenn man proaktiv vorgeht und geheim und unter falscher Flagge taetig wird. Wenn man schummelt. Betruegt. Anstiftet. Reichtum. Verdacht. Geldwaesche. Kriminalisieren. Abhoeren. Unterwandern. Informanten einschleusen. Farejadores. Arapongas. Taten begehen. Geheimbereich wird immer groesser. Ancillary crimes.
Mai 1990. Die WHO streicht die Homosexualitaet aus dem Katalog der Geisteskrankheiten.


3. Invasion der Verbrechenswelt und Assimilation.
Heute sind die westlichen Gesellschaften stolz darauf, das, was man einst als Suende, Krankheit und Verbrechen ansah, als Lebenstil und als Bereicherung der Gesellschaft anzusehen.  


4. Ausdehnung der Verbrechenswelt. Man wertet Handlungen zu selbstaendigen Straftaten auf, um die Leute fuer etwas zu bestrafen, was man ihnen nicht nachweisen kann.
Schwule haben ein Recht auf ihre Suche nach ihrem Glueck. Und das ist eine Angelegenheit jedes einzelnen Menschen, die mit der Art und Weise zu tun hat, an was man glauben will, mit wem man sich sexuell verbinden will, oder institutionell, und wie man sich kleidet, frisiert, was man isst, trinkt, raucht oder sonst zu sich nimmt. Alles das sind Grundelemente der persoenlichen Freiheit, die das ausmachen, was man eine freie Gesellschaft nennt.
Konsumenten werden bestraft, weil man sie so zu Helfern bei der Verfolgung der Dealer machen kann. Und sogar der Besitz von Drogen wird bestraft. USA: Besitz im Koerper.


5. Abtrennung von begrenzenden Prinzipien des Strafrechts. Rechtsgut. Die Konstruktion eines grossflaechigen Scheinrechtsguts erlaubt die grenzenlose Ausdehnung des Strafens. Kein Rechtsgut. Nur ein oeffentliches Interesse. Um jeden Preis will man aber nicht kommunizieren, sondern eben Macht und Status demonstrieren. Gusfield.  
Damit sind wir auch schon bei der Problematik des Drogenverbots. Künftige Generationen werden hoffentlich mit Schaudern an die Zeit der Drogenverfolgung denken. So wie wir mit Schaudern an die Zeit der Schwulenverfolgung denken. Selbst denkende Zeitgenossen finden die Drogenpolitik schon heute abstoßen.


6. Das Ignorieren des Akzessorietaetsprinzips (Wertungswiderspruch zu Waffen und Autos) faz muito mal ao traficante. Er gilt als Inbegriff des Boesen, dabei ist er nur neutraler Haendler einer neutralen Sache. Auch Alkohol erhaelt seinen sozialen Sinn erst im Konsum.  
== Weblinks und Literatur ==
*[http://www.huffingtonpost.com/judge-frederic-block/war-on-drugs_b_2384624.html Racism's Hidden History in the War on Drugs]


7. Schlussfolgerung: Das Strafrecht wird vom Instrument des Schutzes der Freiheit zum Instrument der Vernichtung von Freiheit.  
*[http://en.wikipedia.org/wiki/Thaksin_Shinawatra Thaksin Shinawatra in: en.wikipedia]
*Drogenleute im Gefaengnis fuer ihren Lebensstil. Politische Gefangene.
*[http://bmjopen.bmj.com/content/3/9/e003077.full Werb, Dan et al. (2013) The temporal relationship between drug supply indicators: an audit of international government surveillance systems. In: BMJ Open 2013;3:e003077 doi:10.1136/bmjopen-2013-003077 (formerly known as British Medical Journal; then BMJ; since 2014: The BMJ)]
*Justiz als Privileg. Wer bis zur Justiz kommt, hat aber schon Glueck gehabt. Sniper. BOPE. Thaksin: if we execute 60 000 our land will rise ... 2003: 6 Monate, 2200 Tote. Only 50% at the hands of the police. Menschenrechte: faires Verfahren. Sniper. Thaksin. 60 000. only 2000. half police, half no connection. aber wer 60 000 geschafft hat, ist felipe calderón.
 
8. Doppelstaat und privatkrieg.  


9. Modell Tabakpolitik.
== YouTube ==
*[https://www.youtube.com/watch?v=0Nf7Y5vzcx0 Cristiano Avila Maronna]


Superamos a escravidão, superamos a perseguição dos homossexuais, vamos superar esta coisa absurda também, vamos saír da prohibição e de toda a miséria e injustiça que ela traz. Xõ a esta merdra.
== Siehe auch ==
 
*[[Maria Lúcia Karam]]
== Weblinks ==
*[https://www.youtube.com/watch?v=46XwCRJOqqk The Victims of the War on Drugs by Moms for Marijuana International]
*[http://en.wikipedia.org/wiki/Thaksin_Shinawatra Thaksin Shinawatra in: en.wikipedia]
31.738

Bearbeitungen